Secretaria de Desenvolvimento busca certificação ISO 9001

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) deu o pontapé inicial em busca da certificação ISO 9001:2008 conferindo agilidade e qualidade na prestação de serviços à população

Uma primeira reunião com o primeiro escalão do órgão foi realizada no final de outubro, quando auditores do Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ Brasil) explicou como deve ser feita a aplicação do plano de auditoria.

O superintendente executivo da SED, Luiz Maronezi, comentou que a auditoria externa é uma oportunidade para que todos os colaboradores possam conhecer de forma mais clara o funcionamento completo da Secretaria. Para a auditora líder do ICQ Brasil, Gláucia Gundim Dutra, que está à frente do plano de auditoria, o processo de verificação do sistema de gestão da qualidade contribui decisivamente com os resultados das empresas. Gláucia destaca que a padronização do sistema é utilizada como decisão estratégica nas empresas, mas ressalta a grande dificuldade de se manter o processo no serviço público. Ela lembra, ainda, sobre as atualizações interessantes que estão chegando por meio da versão ISO 2001:2015: “São mudanças que vão trazer grandes benefícios em termos de gestão”.

A superintendente de Gestão, Planejamento e Finanças da SED, Gleiva Oliveira Isaac, representante da direção (RD) junto ao sistema de gestão, avaliou que a definição dos processos vai facilitar a comunicação interna e com o público-alvo da SED. “O nosso objetivo é tornar a SED como um modelo de gestão para o setor público”, disse.

Principais benefícios da Certificação:
Promove o comprometimento com a qualidade;
É um método gerencial que permite medir a melhoria contínua do desenvolvimento do negócio;
Assegura a eficiência e eficácia dos serviços prestados;
Introdução de novos serviços, novos produtos e marcas no mercado;
Redução das perdas no processo produtivo e melhoria da gestão;
Melhoria dos controles e avaliações por parte dos clientes;
Melhoria da imagem da organização e de seus produtos ou atividades junto aos seus clientes;
Garantia de que o produto, serviço ou sistema atenda às normas;
Torna a organização altamente competitiva com produtos em conformidade coma as normas técnicas.

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Por Renata Belsantos

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