Vereador visita “in loco” nascente ameaçada de extinção. Na foto, Vereador Fábio Correa aponta de onde as águas da chuva trazem os detritos que têm arrasado a nascente há vários anos
A preservação de nossas nascentes deveria ser prioridade em nosso País. O Brasil é reconhecidamente rico em bacias hidrográficas que abarcam dezenas de rios e afluentes. Pode se dizer que o Estado de Goiás é um dos estados mais ricos em produção natural de água. Porém, em Cidade Ocidental, tal prática de preservação das nascente no município é deixada de lado por quem deveria formular políticas de proteção aos nossos rios e lagos.
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, na gestão de Humberto Jorge, ignorou repetidas vezes os pedidos do parlamentar Fábio Correa (DEM) para elaborar projeto de preservação da nascente do Córrego Pindaibal, na região de Xavier, próximo ao acesso aos frigoríficos.
Fábio demonstra preocupação em relação à falta de respostas do Executivo, uma vez que o período chuvoso já chegou e o risco de assoreamento aumenta, colocando em risco a fauna e a flora ao seu redor.
As chuvas, conforme Fábio mostra nas fotos, vem com grande força da área asfaltada. As valas cavadas ao longo da estrada não são suficientes para deter a força da natureza. Portanto, a nascente, localizada exatamente atrás do ponto onde se encontra o vereador, invade a pista e os detritos a cobrem, destruindo-a.
É bem verdade que todos os prefeitos que por aqui passaram nada fizeram. O que não exime o atual governo de elaborar e executar projeto de preservação dessa nascente.
ESPERANÇA?
Foi empossado recentemente, o novo Secretário de Meio Ambiente, Josiel Gonçalves Barbosa.
Josiel, que é biólogo, ficou conhecido por implementar a Coleta Seletiva em Cidade Ocidental, durante a gestão de Alex Batista (2009-2012), um dos poucos projetos que não foram riscados na gestão de Giselle Araújo.
O novo secretário, que disse ter aceitado o cargo por gostar de desafios e não ser político e sim técnico, comprometeu-se com o Vereador Fábio Correa em analisar a questão com bastante seriedade.
Desejamos que o novo Secretário atue com a celeridade, competência e autonomia que Humberto Jorge não teve, pois, só do Vereador Fábio Correa, foram inúmeros os requerimentos que ficaram sem uma única resposta sequer, por parte do ex-Secretário.
DENÚNCIAS
Humberto ainda deve explicações sobre os repasses irregulares envolvendo a Cooperativa Esperança, feitas ao Vereador Rodolfo Valente (PSD) que pediu uma CPI para investigar as ações do então secretário. Segundo as denúncias que se encontram no Ministério Público, os pagamentos, só em 2014, alcançaram 1 milhão de Reais.
Segundo presidente da cooperativa, o dinheiro era utilizado para pagar funcionários e aluguel de máquinas. Porém não apresentou qualquer documento que comprovasse esses pagamentos. O dinheiro era sacado na boca do caixa do banco e repassado em espécie ao Secretário de Meio Ambiente do município, Humberto Jorge, de acordo com denúncias.
Ele protocolou ainda uma denúncia no Ministério Público que se comprovados os fatos podem incorrer em improbidade administrativa.
Rodolfo pretende encaminhar pedido de reabertura da CPI. O vereador garante que há fatos novos que justificam o pedido.
FONTE: http://www.jornalocidental.com.br/