Escolhido o secretário executivo do Consórcio Brasil Central

O superintendente Executivo de Planejamento da Secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás (Segplan), Thiago Camargo, foi anunciado nesta sexta-feira, dia 18, como o primeiro secretário executivo do Consórcio Brasil Central

O anúncio foi feito pelo presidente do consórcio, governador Marconi Perillo, durante o 6º Fórum de Governadores do Brasil Central, realizado em Porto Velho (RO).

“Tenho plena confiança de que ele vai contribuir significativamente para executar os planos que temos para o Brasil Central. Vamos atuar de forma muito próxima durante meu mandato à frente do consórcio”, explicou o governador Marconi Perillo. O nome de Camargo foi acatado pelos governadores presentes além do goiano: Confúcio Moura (Rondônia), Pedro Taques (Mato Grosso) e Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul) – Rodrigo Rollemberg, do Distrito Federal, tinha um compromisso e apenas mandou representante.

Junto com o titular da Segplan, Thiago Peixoto, o secretário executivo do consórcio tem participado das articulações do Movimento Brasil Central desde o início deste ano. “Com a presença do Thiago Camargo nessa função, tenho certeza de que os trabalhos continuarão bem alinhados e que caminharão de maneira célere, como ocorreu até agora. Vamos partir, em 2016, para a apresentação de resultados”, explicou Thiago Peixoto.

Thiago Camargo disse que já preparou um plano de trabalho e que já definiu algumas metas para os próximos 100 dias. Nesse pacote estão a definição do modelo de governança do consórcio, a escolha dos demais nomes executivos do órgão e o detalhamento da carteira de projetos prioritários. “Já entraremos janeiro com uma linha de atuação bem definida. A expectativa é já ter o que apresentar aos governadores. As coisas aconteceram de forma rápida até agora e não podemos perder o ritmo”, disse.

Além do nome de Thiago Camargo, o governador indicou o empresário Cristiano Câmara, do Grupo Jaime Câmara, como representante de Goiás no Conselho Consultivo do Consórcio Brasil Central. O professor e ex-ministro Roberto Mangabeira Unger, um dos principais incentivadores da criação do movimento, será o presidente deste conselho.

Perfil
Thiago Camargo é advogado, especialista em Direito Ambiental e mestrando em Administração Pública pela Columbia University. Foi chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente e Diretor da Agência Municipal de Meio Ambiente, aonde conduziu programa de implantação de parques em parceria com setor privado. Foi membro titular do Conselho Nacional do Meio Ambiente por oito anos, tendo presidido a Câmara Técnica de Resíduos Sólidos por três mandatos consecutivos.

Ocupou cargos de Chefe do Núcleo de Tecnologia Educacional e de Superintendente de Resultados Educacionais da Secretaria Estadual de Educação de Goiás, auxiliando o Governo de Goiás a sair do 16º lugar para o 1º lugar no IDEB do Ensino Médio em 3 anos.

Desde janeiro é Superintendente Executivo de Planejamento da Secretaria de Gestão e Planejamento do Estado de Goiás, atuando nos projetos Goiás Mais Competitivo e Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central.
Google Plus

Por Renata Belsantos

Cidade Ocidental . net