Goiás reduz em 10% número de homicídios no primeiro bimestre

Municípios do Entorno do DF e Aparecida de Goiânia registram as maiores quedas


O primeiro bimestre de 2015 terminou com redução de 10% no número de homicídios em Goiás. De acordo com o Observatório de Segurança da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária [SSPGO], ocorreram 45 casos a menos em relação ao mesmo período do ano passado [veja quadro abaixo]. Em relação à taxa por 100 mi habitantes, metodologia utilizada internacionalmente para a análise de indicadores de violência e criminalidade, a queda foi de 11,23% nos dois primeiros meses do ano.

Fevereiro marcou o quarto mês seguido de queda no número de homicídios em Goiás. Desde novembro passado, essa é uma tendência que vem sendo observada todos os meses. Em fevereiro, ocorreram 195 casos em todo o Estado. No mesmo mês de 2014, foram 221, o que representa uma queda de 11,76%.

Também houve diminuição nos casos no comparativo de fevereiro com janeiro, quando foram registrados 202 homicídios. Isso significa um número absoluto 3,47% menor.


Regiões


A diminuição nos registros de homicídio em fevereiro ocorreu nas principais regiões do Estado. A Região Metropolitana de Goiânia, por exemplo, contabilizou 12,2% menos homicídios no mês em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado do primeiro bimestre de 2015, a redução foi de 5,56% no comparativo com os dois primeiros meses de 2014.
O destaque na região foi Trindade, com redução de 25% no comparativo fevereiro com fevereiro e de 55% no primeiro bimestre em relação ao mesmo período do ano passado. Aparecida de Goiânia é outro município da Região Metropolitana com dados positivos: na cidade houve 51,61% menos homicídios em fevereiro e de 26,32% no bimestre, em números absolutos.

O Entorno do Distrito Federal também teve um início de ano melhor que o de 2014. Com 52 casos em fevereiro, a região registrou queda de 30,67% no mês e de 24,03% no bimestre. Na região, os melhores índices ocorreram em Valparaíso de Goiás [menos 52,38% no bimestre], Novo Gama [menos 50%], Luziânia [menos 44%].

A mesma tendência tem sido observada em Anápolis. No município, o bimestre acumula recuo de 28,5% no número de homicídios. Já no comparativo de fevereiro com fevereiro, a diminuição foi de 20%. Já em Goiânia, houve seis homicídios a mais em fevereiro no comparativo com o mesmo mês e seis com o primeiro bimestre do ano passado.

De acordo com o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Joaquim Mesquita, o Carnaval, ao contrário do ano passado, quando o feriado prolongado ocorreu em março, pode ter influenciado nos números da capital, já que em janeiro havia sido registrada estabilidade nos dados.

Além disso, em 2014, fevereiro foi o mês com menor quantidade de registros do ano em Goiânia dos últimos 39 meses. Ainda assim, quatro das sete Áreas Integradas de Segurança Pública da capital tiveram redução no período. “A determinação é que as polícias intensifiquem as ações nas áreas integradas que registraram crescimento”, diz Mesquita.

Fonte: Jornal Ocidental


Google Plus

Por Marcela Andrade

Cidade Ocidental . net