Dicas para a hora de escolher uma máquina de lavar roupas

Exceto no caso de roupas extremamente delicadas, lavar roupa à mão é coisa do passado
Na vida moderna, quanto mais rápido e prático for o processo de lavagem de roupas, melhor! Atualmente existem inúmeras opções de máquinas de lavar no mercado e, é bem provável, que você fique em dúvida na hora de comprar esse produto.

Pensando nisso, listamos os principais tipos de máquina de lavar, além de dicas básicas para te ajudar a escolher o melhor modelo para sua casa. Confira!

Máquina Automática
As máquinas automáticas possibilitam a programação do ciclo de lavagem por completo, desde o enchimento da máquina com água até a centrifugação. Existem modelos mais modernos que indicam, inclusive, a quantidade necessária de sabão para lavar determinado volume de roupas. Do ponto de vista da praticidade, esse tipo de máquina é super vantajoso. O ponto negativo é que essas máquinas são mais caras do que as semiautomáticas.

Máquina Semiautomática
As máquinas de lavar semiautomáticas possuem seleção manual e as funções podem ser ajustadas de acordo com a quantidade de roupa. Além de serem baratas, elas são mais econômicas no quesito consumo de água e energia. Vale destacar que como elas não fazem todo trabalho sozinhas, essas máquinas só são indicadas para quem tem tempo de acompanhar a lavagem.

Tanquinho
Esses são verdadeiros clássicos da lavagem de roupas! Os taquinhos se parecem com as máquinas semiautomáticas, porém contam com um esfregador bem similar ao esfregador dos tanques tradicionais das áreas de serviço. Esse tipo de produto é bem acessível, mas é menos prático do que as outras máquinas, já que dependem de um maior acompanhamento durante o processo. Vale salientar que boa parte dos tanquinhos não conta com sistema de centrifugação.

Lava e seca
Modernas, multifuncionais, caras e muito práticas, as máquinas lava e seca estão se popularizando entre os consumidores. Esse modelo é indicado para lavanderias pequenas, já que otimiza espaço por ser um produto dois em um, porém, o consumo de energia é alto e o preço de aquisição também.
Dicas para escolher a máquina ideal
Na hora da compra, observe o tamanho da máquina e escolha um modelo que caiba na sua área de serviço ou lavanderia.

A capacidade também é importante. Se você pretende lavar edredons, toalhas, colchas e cortinas pesadas, a máquina deve comportar no mínimo 10 kg.

Avalie não só o preço do produto, mas também o custo-benefício da máquina. Dê preferência a marcas e modelos com boa reputação no mercado. Além disso, escolha uma máquina que atenda suas necessidades.

Pense na economia de água e energia, pois não adianta comprar um produto barato, que a longo prazo será caro. Nesse sentido, é importante confirmar se a máquina que você escolheu tem o selo Procel e dê preferência aos selos que possuem a letra A, pois as máquinas com essa indicação são as mais econômicas.

Confira se a máquina possui vários programas de lavagem. Isso garante um resultado mais eficiente na lavagem de roupas íntimas, jeans, roupas de cama, etc.

Se você tem crianças (especialmente bebês) em casa, pode ser uma boa pedida escolher uma máquina com funcionalidade de esterilização.

Caso você siga uma linha mais sustentável e ecologicamente correta, escolha lavadoras que contam com a função de lavagem econômica, o que possibilita o reaproveitamento da água em outras atividades domésticas.

Para quem lava roupas com sujeiras pesadas, é bom optar por máquinas com sistema de aquecimento, pois isso facilita a remoção das manchas.

E aí, gostou das nossas dicas? Qual máquina de lavar seria perfeita para você? Compartilhe suas opiniões conosco através dos comentários.
Google Plus

Por Renata Belsantos

Cidade Ocidental . net