Em média, 75% das
demandas que chegam à ouvidoria são solucionadas antes, o que evita novas ações
judiciais.
DA REDAÇÃO ASCOM CRECI/DF
A Ouvidoria do Conselho Regional
de Corretores de Imóveis do Distrito Federal (CRECI/DF) atua diariamente para
sanar as demandas de Corretores de Imóveis e comunidade brasiliense em
processos que envolvem o mercado imobiliário da Capital Federal.
Os requerimentos recebidos pelo
setor, por meio de telefone, e-mail ou atendimento pessoal são analisados e
trabalhados de modo que as solicitações sejam sanadas para evitar novos
processos administrativos ou judiciais.
A Ouvidoria também funciona como
um canal direto de comunicação entre o Conselho, profissionais e comunidade,
informando e esclarecendo dúvidas e recebendo denúncias e reclamações. “Nossos
Ouvidores buscam todos os meios para fazer uma mediação entre o reclamante e o
reclamado e isto evita que o Conselho instaure processos administrativos por
mero desentendimento que acontece no mercado”, explicou o superintendente do
CRECI/DF, Rhanne de Oliveira.
Segundo um dos Ouvidores do
CRECI/DF, Clovis Martins, a resolução de conflitos chega a média de 75% do
total de demandas e, mesmo após o acordo, a Ouvidoria mantém contato com as
partes. “Nós atuamos durante a execução do Contrato de Acordo para saber se
tudo está sendo como o combinado. Nosso papel é fazer com que os envolvidos
finalizem todo o processo da melhor maneira possível”, disse.
Este serviço prévio de acordo,
que é realizado pelo CRECI/DF, foi elogiado pelo Ministro do Superior Tribunal
de Justiça (STJ), Paulo de Tarso Sanseverino. “Esta é uma grande contribuição
do Conselho para o País. A conciliação prévia ou no início do processo evita
que novas demandas desnecessárias sejam impetradas no sistema judicial”.
Nos últimos anos a procura por
atendimento na Ouvidoria vem aumentando. Em 2014 foram registrados 699
atendimentos. Em 2015, houve 4.378 demandas e no primeiro semestre deste ano
mais de 1,5 mil pessoas já foram atendidas.
Após problemas durante a compra de
um apartamento em 2015, o técnico em Redes de Computadores, Welleson Moreira,
buscou atendimento da Ouvidoria por meio do site do CRECI/DF. Após dez dias
teve a demanda resolvida. “Minha solicitação foi resolvida. Fiquei muito feliz
com o atendimento e principalmente com o prazo de resolução que foi muito
rápida. Acredito que não ultrapassou 10 dias até a resolução”, afirmou.
Do mesmo modo, a Ouvidoria
funciona na Unidade Móvel de Atendimento (UMA). Uma vez por mês o Ouvidor faz
atendimentos na Unidade. Para saber datas e localidades da UMA acesse
www.crecidf.gov.br