A voz e a vez das mulheres no mercado automotivo

As montadoras estão, cada vez mais, de olho no gosto das motoristas brasileiras 

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, celebra a evolução do sexo feminino. É fato que as mulheres somam conquistas em diversas áreas com o passar do tempo. E isso se reflete, também, no mercado de carros. As montadoras estão, cada vez mais, de olho no gosto das motoristas brasileiras.

Se antes elas esperavam pelos homens na hora de comprar um veículo, buscando mais detalhes sobre cada versão, hoje assumem a frente. “Quando o carro é para a família, nós passamos a ter poder de influência muito grande na hora de fechar um negócio”, explica Magali Giocondo, diretora executiva do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Distrito Federal – SINCODIV-DF. Algumas pesquisas apontam que a influência da mulher na compra do veículo que será utilizado por toda a família chega até 90%.

“A gente compra um carro olhando, primeiro, para o interior. É óbvio que a beleza exterior também importa, mas existem outras prioridades. Precisamos nos sentir mais confortáveis, mais familiarizadas dentro de um carro. O número de porta objetos e até espelhos nos parassóis influenciam na hora da compra. Estamos atentas, também, à segurança que os veículos nos oferecem. Não queremos levar nossos filhos para as atividades do dia a dia sem oferecer segurança a eles. Eu, por exemplo, não compro um veículo sem freios ABS”, explica Magali.

No entanto, as mulheres não se encantam apenas om o que está ao alcance dos olhos. A posição elevada ao dirigir, o conforto, economia, espaço interno e preço das revisões também fazem parte do pacote que elas exigem na hora de renovar a garagem de casa. O público feminino, hoje, busca fugir do estigma de “carro de mulher”.

“A maioria de nós não quer um carro cor-de-rosa e cheio de enfeites. As mulheres procuram um carro ‘parceiro’, que seja sinônimo de liberdade e autonomia, e que nos auxilie nas tarefas do dia a dia. Os tempos mudaram e a mulher evoluiu. Nós temos mais visibilidade e estamos sempre atentas às futuras necessidades que o veículo possa vir a apresentar”, ressalta a diretora.

Confira os detalhes que mais atraem as mulheres:

Design: desenhos com formas arredondadas fazem muito sucesso. Os estilos aventureiros também costumam habitar a garagem delas: o estilo robusto faz com que elas se sintam mais imponentes no trânsito;
Posição de dirigir: a posição de dirigir mais elevada é um dos principais fatores que levam as mulheres a escolher as minivans e os monovolumes;
Praticidade: elas adoram carregar vários tipos de objetos. Nesta hora a praticidade entra em ação. Os porta-trecos, mesinhas ao estilo avião para os bancos de trás e demais mimos conquistam os corações delas;
Conforto: exigentes, as mulheres não abrem mão do conforto como um dos principais fatores na hora de levar um veículo para casa.
Google Plus

Por Renata Belsantos

Cidade Ocidental . net