Exposição reúne presépios de mais de 100 países em Cidade Ocidental

Mostra realizada em Cidade Ocidental conta com 340 peças.

Feitos de materiais diversos, presépios representam cultura de cada país.

Uma exposição em Cidade Ocidental, no Entorno do Distrito Federal, reúne 340 presépios de mais de 100 países. Esta é a 7ª edição do evento, que já é considerado um dos maiores do tipo na América Latina.

A mostra chama a atenção pelos variados tipos de materiais e culturas representadas em cada presépio. Há opções com madeira, metal, folha de bananeira, gesso e até vidro.

No presépio da Espanha, os anjos pedem silêncio para não acordar o menino Jesus. Já o que veio do Marrocos representa a união entre os povos. No da Polônia, há terra tirada de um antigo campo de concentração. Dentre os representantes nacionais, o presépio de Brasília é feito de vidro e o do Pantanal matogrossense tem jacaré, tuiuiú e capivara.
Fora do salão de exposição há ainda quatro presépios em tamanho real. Um deles é uma homenagem aos 500 anos do Brasil. Ele também é rodeado por um elemento importante do cristianismo: as oliveiras. O óleo da planta é usado até hoje para ungir ou abençoar o povo de Deus na religião católica.

Para o Frei Flávio Freitas, a diversidade de culturas representada por meio dos presépios é um convite à união entre os povos. “O nascimento do menino Jesus representa de fato a paz que desce do céu a esta terra e como o mundo está precisando de paz, olhando para esta diversidade nós vemos como Jesus veio para todos, não só para uma parcela, mas para toda a humanidade”, diz.

A exposição está aberta para visitação até 2 de fevereiro, sempre das 8h30 às 22h.
Presépio feito com palha de milho está entre as peças da exposição (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Google Plus

Por Renata Belsantos

Cidade Ocidental . net