Hoje nos deparamos com essa data tão especial que expressa a vida cotidiana da maioria da população brasileira. Todo trabalhador é um cidadão que contribui para o crescimento e desenvolvimento deste país. Um fato importante que merece a nossa atenção no dia trabalhador é a alto índice de desemprego que afeta a economia do Brasil
A taxa de desemprego bateu novo recorde no primeiro trimestre de 2017 e chegou a 13,7%, segundo o IBGE. O desemprego já atinge 14,2 milhões de brasileiros, de acordo com o instituto.
O desemprego aumentou também na comparação anual do indicador. A taxa estava em 10,9% no trimestre encerrado em março de 2017. Isso significa que, em um ano, mais 3,1 milhões de pessoas passaram a procurar trabalho no país.
O IBGE detectou também um recorde negativo no número de trabalhadores com carteira assinada no país. Foram 33,4 milhões de pessoas no primeiro trimestre de 2017, o menor contingente desde o início da pesquisa, em 2012. Em um ano 1,2 milhão de pessoas deixaram de ter carteira de trabalho assinada.
Infelizmente nos deparamos com altos índices de desemprego em pleno dia do trabalhador. Realidade que afeta a economia e a vida de muitos cidadãos.
Resta-nos agora trabalhar e lutar pelo trabalho, buscando um país melhor e mais digno.
0 comentários:
Postar um comentário