Que a administração do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), entre os anos de 2011 e 2014, foi marcada por gastos recordes com propaganda, isso não é mais novidade. Porém, gastar mais de meio bilhão com peças publicitárias e tentar esconder esses valores é a grande prova do pouco compromisso que o governo tem tido com a população
Hoje, a transparência governamental está mais do que oculta e, para conseguir as informações, não é fácil.
Segundo planilhas disponíveis no Portal de Informação ao Cidadão do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), que estão incompletas, e no link de acesso à informação do site da ainda Agência Goiana de Comunicação (Agecom), hoje Agência Brasil Central (ABC), o montante ultrapassa o valor de R$ 590,9 milhões. Esses são os gastos somados das empresas públicas, autarquias, fundações, administrações diretas e fundos especiais, o que dá uma média de R$ 147,7 milhões por ano.
Em 2011, quando Marconi Perillo assumiu o mandato, o gasto com propaganda foi de R$ 93,4 milhões. Quando o caso Cachoeira veio à tona, em 2012, por intermédio da Operação Monte Carlo da Polícia Federal, o gasto - ainda não superado - atingiu o valor recorde de R$ 172,3 milhões. No ano subsequente, o número ficou quase inalterado: R$ 169,6 milhões. E, para encerrar o mandato, o governador de Goiás, no ano de sua reeleição, torrou R$ 155,4 milhões com esse segmento, justamente um dos mais criticados durante o período eleitoral.
Com relação aos gastos de 2014, há partes nebulosas. No site do TCE, por exemplo, constam divulgadas apenas as planilhas dos três primeiros trimestres do ano eleitoral, sendo que, no primeiro, entre janeiro e março, o valor apresentado foi de R$ 25,1 milhões. No segundo trimestre, de abril a junho, o total foi de R$ 41,6 milhões e, entre julho e setembro, em pleno período eleitoral, o valor superou os mais de R$ 51,5 milhões. Na planilha dos meses de outubro a dezembro, apenas no site da Agecom constam R$ 37,2 milhões.
Em 2014, Marconi tentou retrucar as críticas quanto ao gasto abusivo do governo com publicidade. À época, chegou a dizer à imprensa que, do montante total, 75% teria sido gasto com campanhas educativas, ou seja, o valor justificado pelo governador seria de aproximadamente R$ 443,1 milhões, restando apenas R$ 147,7 milhões para outras campanhas. Os dados mostram outra realidade. As peças publicitárias nomeadas pelo próprio governo como "inauguração de viadutos, Fazendo Acontecer, Pilares do Governo, Convite Obras, Avança Goiás e Conheça Goiás", entre outras, são maioria nas planilhas disponíveis.
Já em 2015, na área da propaganda, são estranhamente precárias as informações para ser acessadas. O Portal da Transparência tem fortes lacunas quando o assunto é publicidade governamental. O único dado encontrado é do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). Nos cinco primeiros meses do ano já se gastou, via Detran, mais de R$ 1,7 milhão com publicidade, marketing, demais produções e comunicações. O gasto de R$ 80 milhões, divulgado em março, não aparece, por exemplo, no Portal da Transparência.