Secretário do Entorno Valcenor Braz

O deputado Valcenôr Braz (PTB) assume o novo mandato no dia 1º de fevereiro, juntamente com os outros parlamentares eleitos, mas fica no cargo apenas duas semanas, pois no dia 15 passa a ocupar a chefia da secretaria extraordinária do Entorno do Distrito Federal. Em seu lugar entra, seu suplente, o deputado Júlio da Retífica (PSDB). Em entrevista ao portal CidadeOcidental.net, o parlamentar explica que uma das principais tarefas de sua pasta vai ser promover a integração entre os governos do Estado de Goiás e do Distrito Federal (GDF). 

“Em alguns governos do GDF, nós conseguimos avançar neste relacionamento e nos convênios entre os municípios do Entorno. Em outros, nós não conseguimos manter nenhum convênio, como o que acaba de deixar o GDF”, diz o parlamentar, se referindo à gestão de Agnelo Queiroz (PT). 

Entre as parcerias a serem estabelecidas com o Distrito Federal, Valcenôr cita os convênios nas áreas da Saúde e Segurança Pública. “Queremos tratar também o projeto do BRT (termo em inglês que significa trânsito rápido de ônibus) que liga Brasília a Luziânia e Brasília a Àguas Lindas. O VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) também é um projeto importante, principalmente do Entorno Sul. Vou buscar soluções para os problemas da nossa região”, adianta. 
Questões relacionadas ao abastecimento de água também estão na pauta. “Existe uma parceria entre a Saneago e a Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental de Brasília) para captação de água no sistema Corumbá. A Saneago já aportou 80% dos recursos para a viabilização desta obra. E a Caesb, 20%. Queremos que a empresa faça sua parte para que possamos levar água a Luziânia, Cidade Ocidental, Valparaíso e Novo Gama. A importância dessa parceria é que, parte dessa água, vai também para o Distrito Federal”, explica o novo secretário.

Valcenôr prevê um relacionamento cordial entre Goiás e Distrito Federal. Não só eu, como também o governador Marconi Perillo (PSDB), temos um relacionamento muito bom com o governador Rollemberg (PSB). A gente também sabe das dificuldades que ele vai enfrentar, pois recebeu o GDF numa situação difícil, mas tenho certeza que teremos um bom entrosamento”, aposta.

Para o deputado, a sua pasta se manterá ativa na medida em que for mantido este relacionamento com o governo do DF. “Mas é preciso criar as condições favoráveis para que os governadores possam assinar os convênios e realizar as obras que estão em andamento”, ressalta. 

Valcenôr acredita também que o novo cargo fortalece seu mandato, pois passa a ter mais força política. “Basta dizer que, como deputado, eu conseguia falar com o governador no máximo uma vez por mês e eu já falei com ele duas vezes esta semana”, disse.
Google Plus

Por Renata Belsantos

Cidade Ocidental . net